Formação e Currículo

TEATRO

Graciane Borges Pires é Bacharel em Artes Cênicas Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Atualmente, é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS).


Iniciou sua trajetória teatral aos 17 anos, em 2002, no Grupo Presença, de teatro amador em Santa Maria, RS. Pelo grupo, atuou nos espetáculos A Casa de Bernarda Alba, texto de Garcia Lorca e Um homem chamado Drummond, colagens de poemas de Carlos Drummond de Andrade.


Em 2003, ingressa no Curso de Artes Cênicas. Atuou em espetáculos como Um rapaz apressado, com texto de Eugène Labiche, Fando e Lis, com texto de Fernando Arrabal, e Essas são as nossas relações naturais!, com textos de Qorpo Santo.


Em 2006, dirige o espetáculo O Urso, com texto de Anton Tchékhov, que conquistou diversas vezes o Prêmio de Melhor Direção em festivais de teatro do estado do Rio Grande do Sul.


Participou por 3 anos (2005-2008) do Grupo de Pesquisa em Teatro Vagabundos do Infinito, no qual desenvolvia sua pesquisa pessoal sobre o trabalho e treinamento do ator, com base no trabalho do referido grupo. Nele, criou e atuou no solo Sempre Aquela Velha História..., com texto de Dario Fo e Franca Rame, e nos espetáculos Noites em Claro e Vida Acordada.


Em 2008, atua como atriz convidada na Trupe Pólvora de Teatro, participando do espetáculo Álbum de Família, texto de Nelson Rodrigues. Por este espetáculo, conquista o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Rolante, RS. No mesmo ano, fixa endereço em São Paulo.


Em 2009, funda, juntamente com Marco Antonio Barreto e Lara de Bittencourt, o Núcleo de Pesquisa Teatral Santa Víscera, que incorpora à sua Carta de Espetáculos, o monólogo Sempre Aquela Velha História... e o espetáculo O Urso, além de criarem juntos o Projeto TEATRO À LA CARTE, que ganhou destaque nacional ao ser entrevistado por Jô Soares no Programa do Jô.

Em 2010 e 2011, apresentou em diversos locais o espetáculo acima citado, além de seu monólogo Sempre Aquela Velha História...; além de participar, em 2011, do Centro de Aperfeiçoamento Teatral - CAT - da Cooperativa Paulista de Teatro, coordenado por Rogério Tarifa.
Em 2012, dirige O Primeiro Milagre do Menino Jesus, com o ator Marco Antonio Barreto, seu parceiro no NPT Santa Víscera.

Atualmente, Graciane participa de uma pesquisa sobre o "sistema" de Stanislávski com Diego Moschkovitch, diretor que pesquisa as heranças de Stanislávski e Meyerhold no Brasil, com formação na Rússia.



VÍDEO

Em Santa Maria, participou dos curtas Os Irmãos e O Espião, ambos com direção de Luis Carlos Grassi. Dirigiu, em parceria com Chico Fleig, o vídeoclip Buraco no Peito do musico regional Pirisca Grecco.


Em São Paulo, atuou no média metragem Finda Batalha e no curta Monociclo, ambos com direção de Caio Sesma. Dirigiu em parceria com Caio Sesma o média-metragem Casa Tomada.