SANTA VÍSCERA

O Núcleo de Pesquisa Teatral Santa Víscera foi fundado em 2009, na cidade de São Paulo, SP, pelos atores pesquisadores Marco Antonio Barreto, Graciane Pires e Lara de Bittencourt, sendo que Graciane e Lara também são diretoras teatrais.
O Santa Víscera teve seu trabalho reconhecido nacionalmente ao criar o espetáculo TEATRO À LA CARTEidéia original que apresenta fragmentos de espetáculos (cenas), de diversos autores e gêneros teatrais.

Graciane trouxe para integrar a Carta de Espetáculos do Núcleo, seu solo Sempre Aquela Velha História..., com texto de Dario Fo e Franca Rame, que foi criado em 2006, ainda durante sua formação universitária. Em São Paulo, o espetáculo teve apresentações no ano de 2010, nas cidades de Ribeirão Preto, Araçatuba e Birigui.

Além de seu solo, Graciane atua também no espetáculo O Urso, dirigido por Lara de Bittencourt. E no Projeto TEATRO À LA CARTE - VENDEM-SE CENAS

Em 2010, o grupo apresentou o Projeto na Virada Cultural Paulistana, através do SESC Santana e também na abertura do MIRADA - Festival Ibero-Americano de Teatro de Santos - SP.


Em 2011, o grupo inicia o ano já com diversas apresentações marcadas nas unidades do SESC da capital e interior, pelo SESC Verão. 

Em 2012, dirige o ator Marco Antonio Barreto no solo O Primeiro Milagre do Menino Jesus, e desenvolve pesquisa acadêmica sobre o trabalho do ator em espaços alternativos a partir da experiência com o Projeto TEATRO À LA CARTE.

Em 2013, o núcleo continua os trabalhos em cartaz com o espetáculo O Primeiro Milagre do Menino Jesus no Teatro Commune, aos sábados e domingos, nos meses de julho, agosto e setembro.

Maiores informações sobre o trabalho do grupo, acesse: www.nptsantaviscera.blogspot.com